Links para o material:
Marc Bloch: https://drive.google.com/file/d/1kAzIv0UIvw5Cxxp6cwZTu5jNtVIcUQQE/view?usp=sharing
Oldimar Pontes Cardoso: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v28n55/a08v28n55.pdf
François Dosse: https://drive.google.com/file/d/17Qsjl8K4kRkwwnQYPNBX-ZufdGZBpwzI/view?usp=sharing

O LADIH é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão. Compõem-se em um espaço de integração entre as atividades docentes e discentes na Instituição, promovendo a capacitação e a qualificação dos licenciandos. Além disso, busca dialogar com os docentes da rede escolar da cidade de Blumenau, e também da região do Vale do Itajaí, visando aprimorar as discussões em torno da educação básica.
quinta-feira, 17 de outubro de 2019
domingo, 13 de outubro de 2019
Palestra + 1º Encontro do Ciclo de Extensão do LADIH - 30/11/2019
No dia 30 de Novembro, às 9 horas, haverá a palestra da Prof. Aniele Almeida Crescêncio, intitulada Nietzsche, História e Historiografia: Reflexões possíveis. A apresentação é organizada a partir da dissertação de mestrado da professora Aniele. Após a apresentação também haverá o primeiro encontro do Ciclo de Extensão do LADIH, com a discussão de dois capítulos do livro Que pedir aos historiadores?, de Marc Bloch. O encontro será na sala F 101 da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Convidamos todos para participar do encontro!
Link para acesso aos capítulos de Marc Bloch:
https://drive.google.com/file/d/1kAzIv0UIvw5Cxxp6cwZTu5jNtVIcUQQE/view
Resumo da dissertação:
Essa dissertação buscou problematizar a visão de Nietzsche acerca da história e da historiografia, que é cristalizada no Brasil a partir das afirmações deste presentes em sua Segunda Consideração Intempestiva. É impossível entender o pensamento do filósofo sem contextualizá-lo, sendo assim, também discutimos o conceito de modernidade e dois grandes acontecimentos do século XIX que foram essenciais para a reflexão de Nietzsche acerca de sua contemporaneidade: a Unificação da Alemanha e a institucionalização da história. Para alcançar nosso objetivo, nos submetemos à análise das obras publicadas nas chamadas primeira e terceira fase de Nietzsche, a fim de apresentar suas semelhanças e divergências. Também analisamos as relações de Nietzsche com três historiadores contemporâneos. A partir das fontes identificamos que Nietzsche muda sua visão sobre a história após a publicação de sua famosa obra de 1874. Também pudemos perceber, acerca da relação com os historiadores, que Nietzsche admirou Burckhardt ao longo de toda a sua vida, apesar da relação polida entre ambos; Ranke foi alvo de suas críticas todas as vezes que foi mencionado por Nietzsche; e Treitschke, a quem Nietzsche cultivara certa admiração em sua juventude, foi duramente criticado em seus escritos finais.
Palavras-chave: História; Historiografia; Nietzsche.
Assinar:
Postagens (Atom)